O livro O Sistema Misto de Produção nos Assentamentos Rurais do Ceará: Organização e Experiências Camponesas  é o resultado de pesquisa realizada de dezembro de 2005 a fevereiro de 2007 patrocinada pelo BNB e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. É uma abordagem diferente dos assentamentos rurais, mostrando as ricas experiências e trajetórias dos assentados, que foram construindo e redefinindo suas organizações ao longo de mais de vinte anos, assim como as contradições e gargalos dessa forma de organização, que se desenvolve no condomínio indiviso.

   Foram pesquisados seis assentamentos cearenses inscritos em duas políticas de redistribuição de terras: desapropriação por interesse social e compra da terra através da "reforma agrária amiga do mercado". Dos seis assentamentos, Buriti (Ubajara-Ce), Califórnia (Quixadá-Ce) e Guriú (Camocim e Jijoca de Jericoacoara-Ce) em três ecossistemas serra, sertão e litoral e espaços econômico-sociais diferentes, que configuravam sistemas de produção diferenciados, foram desapropriados em 1985 tendo, portanto, mais de vinte anos. E os assentamentos constituídos por compra da terra, em três ecossistemas diferentes, Canafístula (Ibaretama-Ce), Quinderé I (Aracati-Ce) e Santa Madalena (Pacoti-Ce) tinham no período da pesquisa de campo, 2006, de quatro a oito anos e atualmente têm oito a doze anos.

   Na pesquisa optou-se pelo estudo de caso, com dois focos de análise: a organização dos assentamentos e a sustentabilidade entendida como a capacidade de reprodução das condições de vida e trabalho das famílias assentadas. No livro há um apêndice sobre a metodologia utilizada.

                                                       Clique e leia mais

Autores:

Verônica Maria Mapurunga de Miranda; Raul Patricio Gastelo Acuña e Geovani Oliveira Tavares.

 

A FALA - www.cepac-ce.com.br 

Espaço Virtual do Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará - CEPAC

Proibida a reprodução de artigos e textos

Todos os Direitos Reservados