EDIÇÕES CEPAC - Cadernos Subsídios

APRESENTAÇÃO

Os Cadernos SUBSÍDIOS pretendem levar ao público e às entidades que trabalham direta ou indiretamente com a pequena produção camponesa, o resultado dos trabalhos e pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará, procurando contribuir para a reflexão dos problemas que envolvem a pequena produção e a agricultura cearense.

A elaboração do Projeto FNE (Fundos Constitucionais para o Nordeste) para a Cooperativa Agrícola de Viçosa Ltda. - COVIÇOSA - significou  um trabalho de pesquisa e realização de metodologia apropriada pelo CEPAC, que visava o desenvolvimento e dinamização econômica do município de Viçosa do Ceará, a reestruturação da Cooperativa e a melhoria de vida dos produtores participantes. O projeto não foi implementado adequadamente e fracassou. O crédito foi desviado de suas finalidades e os produtores prejudicados.

O caderno  A Cooperativa Agrícola de Viçosa e o Projeto FNE: Finalidades e Descaminhos procura analisar e avaliar o projeto FNE elaborado pelo CEPAC e as razões do seu fracasso.

O primeiro artigo, A Cooperativa Agrícola de Viçosa e o Projeto FNE: uma Metodologia de Projeto Associativo, traz os pressupostos, objetivos e metodologia de elaboração e montagem do Projeto FNE da COVIÇOSA, baseados em uma visão específica, histórica, calcada no estudo da economia, agricultura e pequena produção cearense e do município de Viçosa do Ceará.

O segundo artigo, A crise da Cooperativa Agrícola de Viçosa e os Descaminhos do Projeto FNE, procura analisar os elementos intervenientes na implantação do projeto FNE da COVIÇOSA que influenciaram no desvio dos seus objetivos, geraram a crise da Cooperativa Agrícola e prejuízos para os produtores.

O terceiro e último artigo, As Contradições no Planejamento da Pequena Produção: Elementos para uma Reflexão, procura concluir as análises  realizadas nos dois primeiros artigos e levantar alguns questionamentos sobre o planejamento e o crédito de fomento dirigidos à pequena produção nordestina, através do FNE.

Os autores do caderno são pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará que exercem também funções de docência e capacitação camponesa, assessoria a pequenos produtores, elaboração de projetos associativos e acompanhamento técnico.

O resultado desses estudos não tem como objetivo a crítica leviana ou gratuita a entidades e pessoas participantes desse processo, mas o relato dos fatos e a realização de análises que possam fornecer subsídios, de alguma forma, para a reorientação das políticas de crédito e fomento para a pequena produção, que provoquem o debate necessário sobre o processo de participação nas cooperativas e associações de pequenos produtores, e contribua no necessário combate às práticas clientelistas. 

     A DIRETORIA

 

© Cepac-Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará

 

A FALA - www.cepac-ce.com.br 

Espaço Virtual do Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará - CEPAC

Todos os Direitos Reservados