ZOANDO NA CAATINGA

A VOZ DE VALDENIRA


Valdenira é uma paraibana do semi-árido, vivendo na confluência de vários Estados. Ela é da base da base. Não tem computador e me telefona sempre para dar notícias e falar suas impressões sobre muitos assuntos que afetam os brasileiros da caatinga e de todo o país. Coloco aqui sua fala e discuto com ela suas idéias, às vezes muito radicais e críticas, mas quase sempre cheias de razão e divertidas. Acompanhe.

Valdenira de volta, trazendo milho que não é transgênico e mais. Acompanhem!

"Alôzinho, minha amiga! Tô aqui de novo."

-Valdenira, desta vez você demorou, não foi?

"A gente se distancia, mas não se esquece, minha amiga. Quem é vivo sempre aparece, né mesmo? Mas, minha amiga, o problema é que eu estava muito ocupada. É que  o Nonato Daniel gostou do pessoal daqui e resolveu passar mais uma temporada por essas bandas, o pessoal tava também muito necessitado de uma pessoa assim como ele. Gostaram tanto que até convidaram ele pros festejos do mês de junho. E nesse mês que é mês de Copa do Mundo, o pessoal tudo só com futebol na cabeça, era bom também pra aproveitar e fazer uma reflexãozinha."

-Valdenira, eu tenho uma curiosidade, o nome do Daniel, o Pensador, é por causa do Daniel, profeta da Bíblia?

"Minha amiga, acho que o monte de pessoas com o nome de Daniel que existe hoje na face da terra deve ser por causa desse primeiro Daniel, da Bíblia.Era um profeta famoso e ficou por aí desde os velhos tempos. O pessoal gosta de botar nome famoso nos filhos, até os de novela de televisão...Mas, a verdade é que comparado mesmo com o profeta Daniel são muito poucos. A maioria é Daniel feijão com arroz mesmo, dos comuns... Aqui  e ali é que aparece algum na linha do profeta Daniel."

-Mas, o Daniel, o Pensador é católico ou cristão?

"Nem um nem outro, minha amiga. O Nonato Daniel é um pensador do Arco-Íris, onde todas as religiões, as filosofias e os pensamentos se encontram.E é por isso que o pessoal gosta muito dele, porque com ele não tem essa história de discriminação, não."

- E o que ele é, ele é profeta?

"Não, minha amiga. Ele nem é dos profetas antigos e nem é profeta como o Pedro Grande. Ele é uma pessoa que vê de longe.Ele vê muita coisa, mas não gosta de alardear não, porque muita gente num entende. O povo mais simples não tem problema com isso, não. Mas esse pessoal, que às vezes está nos movimentos sociais, e que são muito intelectual, e tem ainda aquela visãozinha pequena, que só entende o que "tal autor falou", ignora muito o que ele diz. Por isso ele não fala em qualquer ambiente não. Mas como todo mundo da comunidade achou importante as reflexões dele, nós convidamos ele pra fazer umas palestras perto das fogueiras".

- E como estão indo os festejos das fogueiras,  bem?

"Bem até demais. Mas houve uns entreveros, logo no começo. Porque o pessoal levou uns "milhão" grande, bem nutrido, pra assar nas fogueiras. E uma pessoa lá disse assim: Esse milho aí tá grande demais, tá parecendo milho transgênico! Num é agora, depois de todas as discussões e lutas do movimento social pra proibir o transgênico, que nós vamos aqui ficar comendo do "bicho". É melhor ficar de olho nessa história, porque se nós lutamos contra ele, também num devia comer dele. Alguém aí sabe o mal que ele pode fazer? E mesmo que num faça mal a um ou outro, num tem "consequência" ficar fazendo um ato desses que só contribui com quem quer encher o país de transgênico. Ou nós somos a favor da vida de uma vez, ou arriamos as calças. Covardia num leva a nada!"

- E era milho transgênico, Valdenira?

"Era nada... É que as terras do cara que levou o milho era pouca, mas era da boa. E o inverno também foi dos bons, aí saíram uns milhos bonitos. O problema é que o pessoal tá meio ouriçado com essas histórias de transgênicos, já tão vendo é transgênico por todo lado. Mas, aí foi esclarecido e nós pudemos aproveitar do "milhão" assado.Alguém disse assim,que era bom aproveitar o Nonato Daniel, pra discutir os transgênicos. O pessoal tava assim meio desanimado, porque o time do Brasil estava ainda assim capengando, na Copa...E a palestra podia animar o pessoal."

"Mas minha amiga, está ficando tarde. Depois eu lhe ligo pra contar essa palestra.Até loguinho!

- Até loguinho, Valdenira. Tudo pela natureza!

 
20/06/2006
Colunista: Verônica M.Mapurunga de Miranda
Veja mais na Seção Zoando na Caatinga

A FALA - www.cepac-ce.com.br 

Espaço Virtual do Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará-CEPAC

Proibida a reprodução de artigos e textos

Todos os Direitos Reservados