ZOANDO NA CAATINGA

A VOZ DE VALDENIRA


Valdenira é uma paraibana do semi-árido, vivendo na confluência de vários Estados. Ela é da base da base. Não tem computador e me telefona sempre para dar notícias e falar suas impressões sobre muitos assuntos que afetam os brasileiros da caatinga e de todo o país. Coloco aqui sua fala e discuto com ela suas idéias, às vezes muito radicais e críticas, mas quase sempre cheias de razão e divertidas. Acompanhe.

E agora, José? O jogo acabou, o samba esfriou, o barco partiu e todo mundo voltou para casa e para seus muitos afazeres. Vamos ver o que diz Valdenira desse final de Arraiá e de Copa Mundial de Futebol.

"Alôzinho, minha amiga! O pessoal tinha esquentado as turbinas na fogueira de São Pedro, esperando o jogo Brasil x França. Aí como deu zebra ficou todo mundo assim, meio capiongo. Eu disse assim, pro pessoal da comunidade: Pessoal, num vamos desanimar, não. Quem é vivo, vive. É melhor tocar a bola pra frente porque nós temos muita coisa pra resolver nesse Brasil. A copa agora é dos europeus e é bom a gente se concentrar na América. Agora é que o galo vai cantar pro lado de cá."

-Valdenira, e aquela torcida feminina, que fim levou?

"Minha amiga, a mulherada continua de pé, só que as lutas agora são outras. Na última fogueira já tava todo mundo de orelha em pé. Desde que o Nonato Daniel falou naquela história do Tigre de Bengala eu fiquei assim pensando, porque o Tigre de Bengala não é da África, como era que ia tá por lá? Aí, buuum, a Gana perdeu pro Brasil.Era um tigre africano, mas não era de Bengala. A torcida feminina ia se preparar de Chiquita Bacana, aí buuum a França ganhou do Brasil. Pois é, a Chiquita Bacana era da Martinica, e a gente pensando que era brasileira.Só deu pra França.Aí nós pensamos assim, daqui por diante é melhor se basear em coisas da América, mas dessa América mais nossa, porque assim qualquer coisa fica por aqui mesmo."

-Mas, Valdenira, aqui na nossa América "mais do lado de baixo do equador" existem muitas brigas entre os países. Só pra ilustrar vamos lembrar da rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol.

"É, minha amiga, o pessoal até debateu isso na última palestra com o Nonato Daniel, porque diziam que grande parte dos brasileiros tinham torcido pela Alemanha e contra a Argentina, e que os argentinos tavam pulando de alegres porque a França ganhou do Brasil. Enquanto isso o "canecão" vai ficar na Europa. É até bem feito pra aprenderem a não ser tão desunidos.Se os latino-americanos quiserem mudar os rumos das coisas é melhor começar a pensar nisso. "Povo desunido sempre será vencido", rá, rá, rá."

-Valdenira, e agora,com esse recesso da Copa, qual é a agenda do pessoal da comunidade?

"Minha amiga,atividade é o que num falta. Mas antes de qualquer coisa, nós vamos comemorar com uma "Festa do Chitão". Adivinhe por que? Porque o Brasil ainda é nosso, e é isso que nós vamos ter que trabalhar e lutar, pra manter isso, porque o galo vai cantar por aqui também. Tchauzinho, minha amiga, e até a próxima. Agora eu vou descansar e maquinar as próximas, rá,rá,rá."

-Tchauzinho, Valdenira. Será que vai ser canto de galo pra uns e canto de cisne pra outros, hein?

 

04/07/2006
 
Colunista: Verônica M.Mapurunga de Miranda
Veja mais na Seção Zoando na Caatinga

A FALA - www.cepac-ce.com.br 

Espaço Virtual do Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias do Ceará-CEPAC

Proibida a reprodução de artigos e textos

Todos os Direitos Reservados